Sinopse:
Durante a perigosa demada para conquistar a mão de uma princesa, um ousado cavaleiro apaixona-se pela única múlher que realmente lhe pode salvar a vida - e lhe conquista o coração.
Opinião:
Ó último e o penultimo conto é sem dúvida os meus favoritos tem alguma coisa que mexe verdadeiramente, este conto é sem dúvida mágico!
Citação favorita:
"Mouse sorriu para ele com o rosto a brilhar. - Narração.
Rosaleen: Sabias que eu ia libertar a fénix!
Tor fez um gesto irónico com os lábios. - Narração.
Tor: Sim, Rosaleen. Contei com isso.
Virou-se para o rei. Gilmore estava atordoado, como um homem que acorda de um logo e terrível pesadelo. - Narração.
Gilmore: Um grande mal foi expurgado de Airan. Concluíste com êxito a tua busca, Tor da Islândia Longínqua, e eu honro a minha palavra. Podes reclamar a princesa Camaris e a metade do reino a que tens direito que eu te dou a minha bênção.
Tor: Não quero a princesa a que chamam a Flor de Airan. O meu desejo por ela não era amor, mas um capricho. E também não quero metade do vosso reino. Em vez disso peço a mão da Rosa Mais Bela do mundo, a minha querida Rosaleen quem o meu coração realmente deseja. Se, claro, ela me quiser.
Tor voltou-se para Mouse e envolveu-lhe o rosto com as mãos. - Narração.
Tor: Queres-me, meu amor?
Ela lançou-se ao pescoço dele. - Narração.
Rosaleen: Quero-te com todo o meu coração.
Assim que se começaram a beijar, Gilmore aclarou ruidosamente a garganta. - Narração.
Gilmore: Não a podes ter.
Rosaleen: O quê! - exclamou Mouse, surpreendida.
Tor: Pelos deuses - berrou Tor. - Hei-de a ter!
Gilmore: Apenas - afirmou o rei. - se concordares em ficar com metade do reino também. Faz parte da oferta, compreendes. E, talvez, seja teu por direito.
Gilmore viu o espanto reflectido no rosto de Tor. - Narração.
Gilmore: Sim. Sei quem tu és, neto do grande Orgus. Loric, o teu pai, foi meu amigo. Se as guerras tivessem tido outro desfecho, quem estaria agora sentado no trono de Airan seria provavelmente ele e não eu, por isso fechámos o círculo. Estou cansado desta coroa. Outurgo metade do meu reino à princesa Rosaleen, a minha filha mais velha. É seu por direito próprio. A outra metade, entrego-a a ti, no dia em que se casarem.
Pousou a mão de Mouse sobre a sua e juntou-lhe a de Tor.
Gilmore: Juntos irão governar bem e sabiamente.
Rosaleen: Então, e a princesa Camaris? - gaguejou Mouse. - Ela também é vossa filha.
O rei sorriu. - Narração.
Gilmore: Garanto-te que ela será muito feliz. Não tem ambição nem inteligência para governar. Na noite passada, depois da rainha se ter retirado dos seus aposentos, Camaris fugiu com o seu belo principezinho. Navegaram a favor da maré e a esta hora já estão bem loge no mar. Conceder-lhe-ei um bom dote, juntamente com as propriedades que possuo nas Terras Ocidentais. Tudo o resto deixo-vos a vós.
Tor: Não preciso do vosso reino - disse Tor - Sou herdeiro das prossessões de Orgus. Tenho uma casa senhorial e mil acreas na Islândia Longínqua.
Gilmore: Faço votos para os que conserves, mas não renuncies a Airan. - O sorriso de Gilmore torceu-se. - Peço-e humildemente, não como rei, mas como pai. Não me leves a minha filha, agora que acabei de a recuperar.
Tor: Isso depende unicamente dela. - Tor levantou-lhe o queixo. - O que achas, meu amor?
O coração de Mouse rebentava de alegria, a sua felicidade era completa. - Narração.
Rosaleen: Digo que este é o memento mais feliz da minha vida.
Tor envolveu-a nos braços. - Narração.
Tor: Meu amor, isto é apenas o princípio. Temos muito mais à nossa frente."
Sem comentários:
Enviar um comentário